quinta-feira, 17 de julho de 2008

Mediocridade

Há momentos em que eu me espanto com a mediocridade dessa nossa sociedade. Estamos cheios de máscaras. Dificilmente encontramos alguém verdadeiro e transparente. Estão praticamente tod@s encenando. E por que encenamos? Por diversos motivos: pra conseguir um cargo mais alto no trabalho, pra fazer média com o chefe, pra se mostrar mais inteligente, mais progressista ou mais interessante, pra conquistar alguém, pra passar o outro pra tráz, pra esconder aquilo que a gente faz de errado ou que a gente acha que é errado, mas faz, pra ser popular, e pra milhões de outras coisas.

Isso é realmente triste, muito triste. Além da falsidade, ainda temos a arrogância, toda arrogancia é mediocre. Canso de ver gente estudada ou se achando superior à pessoas com pouco estudo. Superior porque? É ridiculo! Como se alguns diplomas, ou papeis fizesse a pessoa superior à outra. Coloquem esses bandos de intelectuais para fazer alguma coisa que essa "gentizinha sem educação" faz no dia a dia e vocês veram que os "superiores" não vão conseguir fazer nadinha nadinha. Mas o pior não é isso. O pior é quando esses "superiores" fazem de conta que não se sentem superiores à "gentizinha". Tudo falsidade! E essa mediocridade se aplica à maioria das pessoas que ocupam cargos superiores, políticos, artistas e mais uma tonelada de gente.
O pior é que eu mesmo às vezes caio nessa "merda". O sociedadizinha heim!

7 comentários:

Cris Diletta disse...

As pessoas esquecem que são "do tamanho daquilo que pensam, e não do tamanho de sua altura"...
Vc tem pensamentos grandes, alma grande, meu lindo!

Unknown disse...

O mais triste é constatar que sem as máscaras, falsidades e coisa e tal, o convívio seria ainda pior! ao menos pensando na sociedade tal como é, sem usar um "se as pessoas fossem". Individualismo, egocentrismo... imagina isso aliado a uma população de super-sinceros?!

Parabéns pelos textos!

abraço!

Unknown disse...

Sempre Contente com notas medias (5,0) ou MM's? Acostumado com o trabalho facil, rotineiro e cotidiando do dia a dia que não acrescenta nada ou lhe dá apenas um salário para atender as suas principais necessidades? Inúmeros são os exemplos que mostram a sociedade mergulhada na mediocridade.


Um sentimento que eu acho bastante interessante e que é a raiz de, se não todos, grande parte dos males da nossa sociedade é o EGOISMO. O que voce pensa sobre isso?

abraço!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Não é algo da "nossa sociedade", tudo isso que você chamou, em resumo, de embuste social da auto-promoção, é tão antigo ao ponto de ser parte daquilo que nos une. Veja a farsa, a pompa e a erudição como distintivo da dominação na sociedade descrita por Balzac, por exemplo.
O povo tem sua "nobreza", impressiona o quanto é capaz de labutar um homem criado longe da cultura, por eufemismo, intelectual. Parecem feitos de uma matéria mais sólida, tenazes trabalhadores cuja exploração, por falta de talento ou de diploma, é sua sina-fome e forma de habitar a Terra. Quanto a idéia de hierarquizar os homens, deve haver muita cautela nesse impulso humano na concepção que fazemos de política, e mais particularmente, de cidadão. Contudo, na vida prática não somos iguais, há inclinações e gostos. Olhe a internet que permite acesso ao mundo, que permite a audição de uma banda da Hungria. Ainda assim, a contagem de acessos demostra que os internautas, brasileiros no caso, ainda ficam presos numa mesmice, na pornografia e nas plataformas de chat que não vai parar, no vídeo leviano. Acredito na cultura e que podemos mudar os homens atráves dessa, como oposto de mesma potência, do seu uso que precipita a bárbarie. A internet abre as portas, e as pessoas não querem; isso me parece dizer muito sobre a mediocridade.

Thiago disse...

Legal! Valeu pelos comentários galera!